Veja aqui o Programa Final


Workshops

Confira os currículos dos palestrantes

 

 

Quarta-feira - 19 de outubro
  WorkShop 1 WorkShop 2 WorkShop 3 WorkShop 4
9:00 às 17:00  WORKSHOPS desenvolvidos em quatro etapas
Tema Avaliações econômicas de base imobiliária - hotéis, shopping centers, hospitais, logística  e empreendimentos coorporativos.  Avaliações pelo Método Comparativo Direto de Dados de Mercado - aspectos mais importantes na aplicação de modelos de regressão. Avaliações segundo as Normas Internacionais de Avaliação ( IVS - International Valuationa Standards) - Principais aspectos. Avaliações em Desapropriações  - Conceitos e tendências. 
Ementa

Apresentação dos principais conceitos aplicáveis em avaliações feitas pelo Método da Capitalização de Renda. Abordagem de casos práticos e aspectos polêmicos que se destacam nesta metodologia, como taxas de desconto e análise de risco. Apresentação de estrutura de fluxo de caixa, variáveis chaves e simulações aleatórias. Apresentação de casos práticos para avaliações de shoppings, hospitais e galpões de logísticas.  Ao final do workshop haverá um painel de fechamento com debate dos aspectos mais importantes. 

Coordenador
Daniel Lird  (Paraguai)          

Palestrantes
Osório Accioly Gatto (Brasil)
Agnaldo Calvi Benvenho (Brasil)

Debatedores
Elena de La Poza (Espanha)
Mauro Gomes (Brasil)
Claudio de Souza e Silva (Brasil)

Principais tendências na aplicação do método comparativo, com a apresentação de casos práticos e destaque para as limitações no uso de fatores de homogeneização e das dificuldades e especificidades no emprego de modelos de regressão.  Análise de variáveis e conhecimentos a priori, validação de elementos comparativos e transformações de variáveis. Modelagem: análise de especificação do modelo, critérios para seleção de modelos. Ao final haverá um painel de fechamento com debate dos aspectos mais importantes. 

Coordenador
Sérgio Antônio Abunahman (Brasil)            

Palestrantes
Ana Maria de Biazzi  (Brasil)
Antônio Pelli Netto (Brasil)

Debatedores
Alberto Arenas (Chile)
Carlos Samudio (Panamá)
Roberto Piol (Venezuela)    

Apresentação das normas IVS - conceitos e  exemplos de aplicações práticas na avaliação de imóveis e empreendimentos de base imobiliária . Base de valores, preço custo, valor e abordagens de valor. Estrutura Geral, normas e abragências de trabalhos, aspectos da IVS 230 (direitos sobre imóveis ) e da IVS 310 (avaliações para empréstimos bancários) .  Ao final haverá um painel de fechamento sobre as tendências das normas IVS no continente americano.

Coordenador
Jose Alberto Beras (República Dominicana)        

Palestrantes
Carlos Eduardo Cardoso (Brasil)
• Leandro Sérgio Escobar Torres (Espanha)          

Debatedores
Omar Rodrigues (Venezuela)
Paulo Câmara  (Brasil)
Cesar Cantú  (México)

Particularidades e cuidados especiais a serem observados nas avaliações para subsidiar julgamentos em ações de indenizações. Principais conflitos e orientações, o estado da arte no Brasil e as recomendações normativas . Avaliações de faixas de servidãos e situações especiais.  Tendências e vivência das avaliações em desapropriações na América.  Ao final haverá um painel de fechamento com debate sobre os aspectos mais importantes.

Coordenador
Pedro Augusto Kruk (Brasil)

Palestrantes
Antônio Sérgio Liporoni (Brasil)
Frederico Correia Lima Coelho (Brasil)

Debatedores
Enrique Bosh (Argentina)
José Tarcísio Doubeck Lopes (Brasil)
Fernando Merino (Chile)
Juan Daniel Anchia (Costa Rica) 

09:00 - 10:30 Desenvolvimento - Parte 1 Desenvolvimento - Parte 1 Desenvolvimento - Parte 1 Desenvolvimento - Parte 1
10:30 - 11:00 Coffee Break  Coffee Break  Coffee Break  Coffee Break 
11:00 - 12:30 Desenvolvimento - Parte 2 Desenvolvimento - Parte 2 Desenvolvimento - Parte 2 Desenvolvimento - Parte 2
12:30 - 14:00 Almoço Almoço Almoço Almoço
14:00 -15:00 Desenvolvimento - Parte 3 Desenvolvimento - Parte 3 Desenvolvimento - Parte 3 Desenvolvimento - Parte 3
15:00 - 15:30 Coffee break  Coffee Break  Coffee Break  Coffee Break 
15:30 - 17:00 Painel de fechamento do workshop com debate sobre os aspectos mais importantes nas avaliações econômicas, aplicações e aspectos polêmicos  Painel de fechamento do workshop com debate sobre os aspectos polêmicos das avalições por regressões, amostras, extrapolações, micronumerosidade  Painel de fechamento do workshop com debate sobre os conceitos principais das normas IVS e  as tendências das normas IVS no continente americano.

Painel de fechamento sobre o workshop de avaliações para desapropriações com a discussão central sobre as metodologias utilizadas e valores calculados nas Américas

 

 

19:00 Solenidade de ABERTURA do XXXI Congresso Pan-americano de Avaliações 
21:00 Cocktail 

*Dress code: Casual